sábado, 19 de setembro de 2015

Chão e Chinelo - Loa do Boi da Meia-Noite [1999]


Formado em Recife em 1995, à base de sanfona, triângulo e zabumba, o grupo Chão e Chinelo seguia a tradição da urbanização dos ritmos nordestinos sedimentada por Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O caminho trilhado por outros grupos como Mestre Ambrósio e Cascabulho deu uma guinada com a entrada da guitarra de tintas psicodélicas de Niltinho (também interessado em música indígena, ruidos eletrônicos e tribais) e a rabeca do mestre de maracatu Maciel (filho de mestre Salustiano, referencial de Chico Science). 

Esse arrasta-pé (daí o nome do grupo) turbinado (sem afastar-se dos cânones) sacode Loa do Boi da Meia-Noite entre cocos arretados e maracatus. Integrado ainda por Caçapa (viola nordestina, percussão e voz), Márcio Costa (pandeiro, trombone e percussão), Gustavo (pandeiro, mineiro – um ganzá gigante – e backingvocal), Guilherme (tambor, triângulo, maraca e backing), o Chão e Chinelo ressalta antecedentes como o lendário coquista Chico Antonio, descoberto pelo folclorista e escritor Mário de Andrade a quem é dedicado Coco de Fulô Rodado. 



Tumbado com coro de resposta e guitarra zoando no suporte, Chã de Camará vai para o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro. O percussionista Gustavo chega ao requinte de vestir um tradicional surrão, roupa de maracatu rural com sinos na barra, que ele utiliza como instrumento rítmico. A instrumental E Eu Correndo Atrás de Tu destaca o diálogo de zabumba e pandeiro com a rabeca no serrote melódico. O tratamento dos temas é cru e aliciante (Lá no Forró de Zé Dantas, Machadeiro, Coco de Joana) e nem uma pitada de populismo (em Forró pra Todas as Idades) desarma o impacto da mistura.


Disco >>> Download

01 Chá de Camará (Nilton Jr. - Caçapa)
02 É eu correndo atrás de tu! (Maciel Salu)
03 Lá no forró de Zé Dantas (Maciel Salu)
04 Moreninha dos cabelo louro (Maciel Salu)
05 Forró para todas as idades (Maciel Salu)
06 Coco de fulô rodado (Nilton Jr.)
07 Coco pra Zé Neguinho (Nilton Jr.)
08 Coco de Joana (Nilton Jr.)
09 Machadeiro (Maciel Salu)
10 Loa do boi meia-noite (Nilton Jr. - Walter de afogados)


3 comentários:

RIVAS disse...

realmente só tenho elogios pra esse grupo tão forte em nossas influências regionais, levando o som da terra somado a suas experiências prórias, parabéns!!

RIVAS disse...

realmente só tenho elogios pra esse grupo tão forte em nossas influências regionais, levando o som da terra somado a suas experiências prórias, parabéns!!

Unknown disse...

Não consigo baixar. O Link não vai pro site do download. Podem ajudar?

Postar um comentário