segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Anima - Discografia


ANIMA - musica mundana humana et instrumentalis - nasceu no Brasil há mais de vinte anos como resultado de reflexões sobre a interpretação musical e a memória musical brasileira. A estrutura inicial do grupo teve como base o movimento de música antiga e a interpretação musical historicamente orientada. Esses princípios interpretativos norteiam até hoje o grupo, e foram ampliados e transformados através das múltiplas formações pelas quais passou, desde então.

Os espetáculos do ANIMA – musica mundana humana et instrumentalis, são o resultado de intenso trabalho de pesquisa de interpretação baseado na música de comunidades não letradas, afastadas de centros urbanos no Brasil e na música da Idade Média e do renascimento europeus. O constante diálogo tecido pelo ANIMA entre a etnomusicologia, a musicologia histórica, a hermenêutica e o teatro contemporâneos, leva ao palco um roteiro musical onde se faz presente o tempo não linear, encarando o momento da apresentação e o palco como um espaço-tempo ritualizado, próprio para a realização musical em um sentido pleno. 



Sobre o palco a Idade Média e a Renascença europeias encontram-se na música da tradição oral brasileira não urbana, ambas atualizadas nos arranjos musicais construídos pelos intérpretes e também propostos por integrantes do Grupo e convidados. O repertório é estruturado e alinhavado a partir de uma temática central em uma intersecção espaço-tempo-instrumentos, através de uma linguagem camerística onde está presente sobre o palco um diálogo constante entre passado e presente, cultura popular e cultura erudita.

Com um trabalho único, o grupo Anima resgata a música de raiz e a tradição oral brasileira, junto com a música medieval e renascentista europeia, mostrando a ponte cultural e musical entre esses dois mundos. Formado pelos instrumentos cravo, viola caipira, rabeca, percussões, flautas e voz, o anima tem uma sonoridade única, quase mística, que transcende e flui entre épocas, países e culturas. Com certeza, uma joia na cultura brasileira.
Fonte: Anima


Discografia >>> Download

[1997] Espiral do Tempo
[1999] Teatro do Descobrimento
[2000] Especiarias
[2003] Amares
[2006] Espelho
[2010] Donzela Guerreira
[2014] Encantaria

11 comentários:

  1. Olá! Procuro desesperadamente por discos do Nei Lopes e Wilson Moreira. Tinham como disponibilizar no blog?

    ResponderExcluir
  2. Olá, sem querer ser chato, mas há como disponibilizar o disco Encantaria numa qualidade melhor, por favor?!

    ResponderExcluir
  3. Agora vc matou a pau!!! Obrigado, amigo!

    ResponderExcluir
  4. É possível copiar o 'Amares' numa qualidade melhor? Acho que esse formato fez perder muita qualidade do original.

    ResponderExcluir
  5. Nosso povo teria que conhecer "nosso povo".

    ResponderExcluir
  6. Nosso povo teria que conhecer "nosso povo".

    ResponderExcluir
  7. Pelo visto, mais um excelente blog musical que saiu do ar.
    Iluvatar

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus! O que é isso! Que som maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Victor Lacerda23/1/17 21:59

    Rapaz, volte a atualizar essa página! Uma das melhores quando o assunto é música brasileira em geral e nordestina especificamente.

    ResponderExcluir